Iniciando - Papel sublimatico / Tecido para almofadas

Em maio de 2010, quando este fórum foi aberto, o acesso nas primeiras semanas demonstrou a imensa necessidade de informação e importância desta ferramenta.

Presando por esta informação será necessário uma organização do conteúdo do fórum para que cada usuário passe a encontrar mais rápido e facilmente o que busca.

Iniciando - Papel sublimatico / Tecido para almofadas

Mensagempor Patrícia » Ter Jul 31, 2012 4:57 pm

Bom dia, Dr Sublimático

Estou começando a estampar camisetas. Vou comprar papel para sublimação, aí surge uma dúvida, qual deles é melhor? Vi que tem de 90gr, 120gr... qual a diferença e qual o melhor para se usar? Alguma marca em especial?

No inicio, isso está apenas como um hobby, fazer estampas de coisas que eu gosto e vender para algumas pessoas... mas quem sabe uma renda extra, né!?

Penso também em fazer capas de almofadas, qual melhor tecido para sublimação? Posso fazer com ferro de passar?

Já li você falando sobre, e que pra quebrar um galho pode ser usado o ferro em camisetas, isso vale também para capas de almofadas? Mais pra frente quem sabe não consiga comprar uma prensa... Com o ferro de passar pode ser que não fique com a mesma qualidade de imagem que a prensa, mas quanto a durabilidade da estampa, é a mesma?

Muito obrigada desde já.
Patrícia

Data de registro: Seg Jul 30, 2012 8:39 pm

Re: Iniciando - Papel sublimatico / Tecido para almofadas

Mensagempor F1_Suprimentos » Seg Set 10, 2012 6:09 pm

Olá Patrícia,

Fique a vontade através deste forum para tirar todas as suas dúvidas sobre sublimação. Vamos as questões:

Vou comprar papel para sublimação, aí surge uma dúvida, qual deles é melhor? Vi que tem de 90gr, 120gr... qual a diferença e qual o melhor para se usar? Alguma marca em especial?
R: Na verdade o que deve comprar é transfer para sublimação, este papéis que comentou são apenas papéis e não transfer, o transfer possui em geral 2 tipos, 1 para tecidos e outros para materiais rígidos, neste caso a conversa é sobre acabamento e não sobre gramatura. Fique atenta, o transfer sublimático colabora para a transferência de tinta do papel para o tecido por exemplo, já o papel comum absorve tinta, você gsta mais tinta para um resultado muito pior/produto final. Sempre que buscar tinta ou papel de qualidade, ou mesmo equipamentos, busque primeiro uma empresa séria, responsável, com experiência no mercado, lá certamente encontrará tudo que precisa.

Exemplo de papel transfer sublimático: http://compras.f1suprimentos.com.br/menu-216_194-transfers-transfer_sublimatico

Penso também em fazer capas de almofadas, qual melhor tecido para sublimação? Posso fazer com ferro de passar?
R: Tanto para confecção de vestuário quanto para decoração, o tecido indicado para uma sublimação perfeita é o que possui 100% poliester, sendo assim poderá utilizar tecidos como o OXFORD para as capas de almofada ou mesmo a MICROFIBRA e o CETIM, enfim, qualquer tecido que achar interessante para o trabalho e possui em sua composição 100% poliester.

NÃO, não seria possivel sublimar uma almofada 40x40 por exemplo com um ferro de passar roupas, para sublimação é necessário tempo, temperatura e pressão muito bem ajustados e estáveis, apenas com uma prensa térmica com uma ferro de passar não é possivel!

Já li você falando sobre, e que pra quebrar um galho pode ser usado o ferro em camisetas, isso vale também para capas de almofadas? Mais pra frente quem sabe não consiga comprar uma prensa... Com o ferro de passar pode ser que não fique com a mesma qualidade de imagem que a prensa, mas quanto a durabilidade da estampa, é a mesma?
R: Na verdade comentei certa vez que para a utilização do transfer LIGHT para tecidos claros e o transfer DARK para tecidos escuros até poderia com algum resultado ser aplicado com ferro de passar roupa, mas neste caso é transfer/película termocolante e não sublimação/tingimento, neste caso, para sublimação realmente apenas com prensa térmica é possivel.

Obs: Não tem a ver com a qualidade e sim com o processo, com o ferro não é possivel aplicar por toda a superficie TEMPO, TEMPERATURA e PRESSÃO para que a sublimação acontece, isto é, para que a tinta se transforme em gás, tingindo o tecido.
Obrigado pelo contato. Fique a vontade através deste forum para demais esclarecimentos.

Para saber mais a respeito dos itens citados acima visite http://www.f1suprimentos.com.br

http://www.facebook.com/drsublimatico
F1_Suprimentos
Site Admin

Data de registro: Qui Mai 20, 2010 5:06 pm

Re: Iniciando - Papel sublimatico / Tecido para almofadas

Mensagempor Patrícia » Qui Set 27, 2012 9:07 pm

Muito obrigada pela resposta.

No momento a prensa térmica para camisetas e almofadas está um pouco longe do meu alcance, então vou deixar de lado um pouco.

Estou pensando em comprar a prensa de canecas. Gostaria de algumas dicas, melhor custo x beneficio.
Tem para vários tipos de canecas, diãmetros. Você sabe me dizer qual caneca tem mais saída?

O que seria a ressistência térmica? É uma "adaptação" para outro tipo de caneca? Em termos de marca, qual você recomenda?

Penso em gastar em torno de R$600,00

Obrigada
Patrícia

Data de registro: Seg Jul 30, 2012 8:39 pm

Retornar para Prensa e materiais